Vida longa ao seu jeans! Dicas de como cuidar:

1) Leia as etiquetas

As etiquetas fornecem informações importantes e conselhos gerais para o cuidado e a lavagem das roupas. Antes da primeira lavagem, leia sempre a etiqueta.

2) Sobre a primeira lavagem

O ideal é usar a peça comprada antes de higienizá-la. Isso é importante para que aquelas peças mais justas devido à presença da lycra, como os modelos skinny, possam se moldar às curvas do corpo da pessoa e se tornarem mais flexíveis — o que vai proporcionar não só um apelo estético maior, mas também muito mais conforto e mobilidade, que são características essenciais.

3) Lavar com menos frequência

Se a roupa jeans não estiver visivelmente suja ou manchada, você não precisa lavá-la na máquina depois de tê-la usado só uma vez. Ao invés de colocar na máquina de lavar roupa e desgastar cada vez mais o tecido, se a sujeira for em um determinado ponto e não na roupa inteira, retire as manchas à mão ensaboando e esfregando no lugar específico.

4) Jeans escuro

Na primeira vez que for lavar seu jeans, é provável que a peça solte mais tinta do que o comum. Para evitar que ela não manche o restante das roupas, a dica é lavá-la separadamente, ou junto com peças da mesma tonalidade.

5) Tente lavar à mão

A maioria das pessoas não tem tempo para lavar roupa à mão. Mas, talvez, lavar à mão um par de jeans de vez em quando não é uma tarefa impossível. Você poderia dedicar a sua atenção especialmente para os jeans mais delicados ou caros, por exemplo.

6) Não sobrecarregar a máquina de lavar roupas

A máquina de lavar roupas ainda é o método mais comum de lavagem de jeans. É muito importante não sobrecarregá-la porque o atrito excessivo entre as roupas podem estragá-las. Numa maquinada não coloque mais do que quatro pares de calças jeans. Isso ajudará a evitar atrito indesejado sobre o tecido do denim.

7) Lavar o jeans de dentro para fora

O jeans deve ser colocado no avesso antes de inseri-los na máquina de lavar. Parece trivial, mas permite que a parte visível do jeans não fique com aparência do atrito feito durante a lavagem. E lembre-se de retirar os objetos dos bolsos, de modo a proteger a máquina de lavar e todo o ciclo de lavagem. Lave sempre com o zíper e botão fechados.

8) Lavar o jeans com água fria

Para cuidar do jeans da forma correta é indispensável estar atento às melhores práticas de lavagem dele. Entre elas, a principal é só usar água fria, independentemente se a pessoa vai ou não deixá-lo de molho para tirar alguma mancha ou sujeira mais complicada de remover. A razão disso é que a água aquecida afeta a cor da roupa, acelerando o desbotamento dela.

9) Centrífuga

A centrífuga ajuda a extrair o impregnado de água da peça. Para certificar-se de que um par de jeans que você está particularmente preocupado não se estrague, é melhor manter a velocidade da centrífuga em um nível médio.

10) Evite uso de secadoras

Colocar seu jeans para secar no varal faz você economizar uma grana com eletricidade e ainda prolonga a vida útil da peça. Na máquina, a peça sofre muito atrito e desgasta com maior facilidade. Coloque o jeans para secar na sombra. O Sol acelera o processo de desbotamento.

11) Especial peças plus size

Tem coisa mais chata do que investir em uma nova calça jeans plus size e, em poucas semanas, ver que ela apresenta sinais de desgaste entre as coxas? Esse problema acontece pelo atrito do tecido nas partes de cima das pernas e acaba criando gastos na sua peça. Existem truques para evitar que isso aconteça e alguns cuidados na hora de escolher o tipo de material que vai para o seu armário.

Comece a pensar em evitar rasgos nas coxas já no momento de escolher sua nova calça, procurando pelo modelo que melhor se encaixe no seu corpo. Se seu jeans for muito largo ou apertado, a fricção entre o tecido se torna maior e leva ao desgaste mais rápido. Por isso, preste atenção à forma como a peça vai ficar na área interna das coxas antes de comprar.

É comum mandar algumas peças de roupa para a lavagem depois de usá-las apenas uma ou duas vezes mas, no caso do jeans, isso nem sempre é necessário. Com lavagens muito frequentes, o tecido se torna menos firme e mais propício ao desgaste, o que queremos evitar. Deixe para fazer o processo apenas quando a calça estiver com cheirinhos ou manchas, o que deve acontecer depois de quatro ou cinco usos.

A forma como você lava o jeans também faz toda a diferença para manter o tecido mais resistente e evitar problemas como o desgaste. Sempre coloque a peça no lado avesso e evite realizar o processo com outras roupas na máquina, no máximo mais uma ou duas calças. Além disso, prefira temperaturas frias ou mornas – nunca quente -, e sempre coloque o eletrodoméstico em modo ciclo gentil.

Outra dica prática e rápida para reforçar a região onde a calça rasga mais é utilizar uma entretela. É um tecido que pode ser preso dentro do jeans, evitando que a fricção leve ao desgaste da sua roupa. Para isso, veja onde exatamente existe o contato entre uma perna e outra, sinalize com a ajuda de uma caneta na calça ao avesso e, então, use o ferro para prender. É bem fácil!

Pode ser lavado na máquina (temperatura máxima de lavagem em 30ºC) Pode ser lavado na máquina (temperatura máxima de lavagem em 30ºC)

Não permite o uso de nenhum tipo de alvejante Não permite o uso de nenhum tipo de alvejante

Não secar à máquina Não secar à máquina

Temperatura máxima de base do ferro de passar a 110ºC Temperatura máxima de base do ferro de passar a 110ºC

Não lavar a seco Não lavar a seco

FacebookFale conosco no Facebook WhatsappFale conosco no Whatsapp E-mailMensagem pelo site